6 de fev. de 2009

O que fazer com as plantas EM CADA MÊS DO ANO


Dezembro

Dezembro marca o fim da primavera e o início do verão. A luminosidade do sol se estende por mais de 12 horas. A temperatura aumenta, e como as chuvas nem sempre são freqüentes, é preciso não esquecer das regas.
Horta
Matos surgem nos canteiros da noite para o dia. Besouros, lagartas, formigas, a natureza inteira funciona a mil por hora. Se você não quiser dividir seu espaço com as ervas daninhas e pragas, tudo bem. Mas só use herbicidas e agrotóxicos em último caso.
Jardim
Entre outras, devem florescer o cravo, gladíolo, rosa, jasmin-manga, hortênsia e magnólia-amarela.
Atividades
As folhas e flores secas precisarão ser removidas, a terra dos canteiros e vasos afofada, o gramado aparado uma vez por semana e, adicionalmente, ainda receber a segunda dose de fertilizante (1/3 da dose anual de 50 gramas/ano de fertilizante NPK, de fórmula 20-18-6, por metro quadrado). Em compensação, dezembro costuma ser também o mês dos elogios, e do coroamento dos esforços de todo um ano. Boas festas pra você, e um ano novo bem florido!


Novembro

Ainda estamos na primavera, com dias mais longos e temperaturas que vão subindo gradativamente, embora, volta e meia, os termômetros caiam. Com o processo de crescimento das plantas se acelerando, o jardim começa a ganhar exuberância.
Horta
Para quem plantou e gosta, é hora de colher jiló. E não perca de vista as pragas. Nesta época elas estão em franca atividade e podem fazer grandes estragos.
Jardim
ntre outras, devem florescer o flamboyant, petúnia, amor-perfeito, agerato, clívia, jacarandá-mimoso e sálvia.
Atividades
Aproveite os fins de semana para curtir o seu jardim. Se quiser, plante, replante, prepare vasos, faça bordaduras. Se estiver com bastante disposição, aproveite para aparar as bordas do gramado. Bordas convenientemente aparadas dão a impressão de bom trato e um charme todo especial.


Outubro
Com o aumento da temperatura, você talvez precise rever o regime de regas das suas plantas. Lembre-se que, quanto maior o calor, maior a transpiração e, conseqüentemente a demanda de água por parte das plantas.
Horta
Está na hora de levar para o local definitivo, muitas das mudinhas plantadas por sementes em setembro. Antes do transplante, no entanto, prepare os canteiros adequadamente. Em outras palavras, preocupe-se em oferecer às jovens plantas uma terra bem fofa e soltinha.
Jardim
Entre outras, devem florescer a anêmona, agapanto, margarida, cinerária, antúrio, gerânio e o guapuruvu.
Atividades
As azaléias já devem ter acabado a florada. É preciso podá-las. Mas nada muito drástico. Uma poda suave, renovara as energias da planta e proporcionará floradas mais abundantes no futuro. E hora, também, de dar ao gramado 1/3 da dose anual de 50 gramas/ano de fertilizante NPK, de fórmula 20-18-6 por metro quadrado.

Setembro
Após o descanso do inverno, as plantas começam a espreguiçar-se para acordar. Um broto novo aqui, folhinhas novas acolá, e as surpresas vão se sucedendo, dia após dia. Só não esqueça de renovar os tutores e amarrilhos das plantas que exigem apoio para crescer.
Horta
É hora de fazer germinar as sementes das hortaliças. Mas observe que, se umas podem ser plantadas diretamente no canteiro, outras necessitam de sementeiras.
Jardim
Entre outras, devem florescer a campânula, esporinha, miosótis, gardênia, ipê-amarelo, grevilha arbustiva, calceolária e quaresmeira-roxa.
Atividades
Faça uma geral em todos os seus vasos e canteiros, tirando folhas e ramos secos ou doentes. Afofe a terra, e aproveite para incorporar ao solo esterco bem curtido ou composto orgânico. Uma adubação extra com farinha de osso nas plantas floríferas; vai muito bem. Esta também é uma boa época para mudar as plantas de vaso, se os atuais já se mostrarem apertados.


Agosto

Ainda é inverno, mas principalmente do meio do mês para a frente, começam a ocorrer as chamadas chuvas das brotas. O primeiro aviso que a primavera se aproxima.

Horta: comece a planejar os canteiros para a próxima temporada. Experimentar uma ou outra novidade é bastante interessante, mas não esqueça de reservar bastante espaço para as hortaliças que a família mais gosta.

Jardim: entre outras, devem florescer o manacá-da-serra, abutilon, bauínia, jasmins diversos, buquê-de-noiva, azaléias e glicínias.

Atividades: se é que ainda não foi feito, seria bom providenciar uma cobertura leve (meio a 1 centímetro de espessura) sobre o gramado, com uma mistura composta de 4 partes de terra, 3 de areia grossa e 3 de adubo orgânico. Se não conseguir adubo orgânico em quantidade, é melhor usar exclusivamente areia do que apenas terra.


Junho
Embora só possa ser percebido mais nitidamente no Brasil de Minas Gerais para baixo, este mês marca o início do inverno. É quando a maioria das plantas entra numa espécie de dormência, costumeiramente chamada de repouso vegetativo.
Horta
Com o frio, a transpiração das plantas fica reduzida e, consequentemente, torna-se menor a necessidade de regas. De qualquer forma, quando for regar a horta nesta época, prefira o início da manhã. Já nas outras épocas do ano, o melhor é regar à tarde.
Jardim
Entre outras, devem florescer a íris, eritrina, ipê-roxo, cipó-de-são-joão, orquídea-sapatinho e algumas azaléias.
Atividades
Se você mora em local sujeito a geadas, proteja as plantas, principalmente as mais jovens ou aquelas nativas de clima quente, com armações improvisadas, cobertas de vidro ou plástico transparente.

Maio

No Jardim

Semeie ainda anuais como flocos, cravina, calêndula, goivo, ervilha-de-cheiro e outras que florescem na primavera. Plante roseiras e arbustos que florescem na primavera/verão. Transplante até fim de agosto plantas que floresceram no verão e que entram em período de dormência.

Na horta e no pomar
Semeie aipo até julho, além das semeadas o ano todo. Plante frutíferas que perdem as folhas no inverno: caquizeiro, pereira, pessegueiro, figueira, etc. Colhe-se morango até julho e nêspera até outubro.

Gramados
Evite a implantação de gramados durante os meses frios. Nos já formados, aplique 200g de calcário dolomítico por m², 30 dias antes de fazer a cobertura.

Orquídeas
As plantas entram agora em dormência. Regue pouco e não replante. Aumente a exposição ao sol para cerca de 70%. Em flor, entre outras, o Paphiopedilum insigne.

Pragas
Combata pulgões, besouros, cochonilhas sem carapaça, lacerdinha, tripes e mosca-branca com pulverização de calda de fumo.

Estão em flor

Entre outras: angélica, azaléia, prímula, bico-de-papagaio, gérbera, flor-de-papagaio, flor-de-maio, paineira, primavera e a perfumada Dracaena fragans.

Abril
A presença do outono começa a se fazer marcante, onde as estações do ano são mais bem definidas. As folhas de algumas plantas começam a amarelecer ou a adquirir tons bronzeados, para cair em seguida.
Horta
Com
a redução de freqüência das chuvas, verifique se não seria o caso de estabelecer um regime de regas para as hortaliças. Aproveite e dê também uma conferida nos amarrilhos e tutores, principalmente dos pés de ervilha e tomate.
Jardim
Entre outras, devem florescer a acácia-mimosa, amor-agarradinho, brinco-de-princesa, ciclâme, cravina, petúnia e crisântemo.
Atividades
É uma boa idéia promover a divisão de touceiras do comigo-ninguém-pode e do clorofito. No caso deste último, antes de plantar os filhotes corte as folhas. Isso apressará o pegamento e o desenvolvimento da muda.



Março

Semeie ervilha-de-cheiro. Revolva e adube a terra dos canteiros que vão receber as mudas semeadas em janeiro e fevereiro quando tiverem 6 a 8 folhas permanentes. Plante agapanto a partir de mudas feitas por divisão de touceira. Plante bulbos de amarílis, gladíolos e íris.

Na horta e no pomar
Semeie brócolis de março a junho e ervilha de março a novembro, além das semeadas o ano todo. Colhe-se maracujá até junho.

Gramados
Faça uma varredura mais profunda com ancinho, retirando os restos de grama seca acumulada no pé da grama.

Orquídeas
Use de preferência fertilizantes líquidos. Adube a cada 15 dias com NPK 20 20 20. Em flor, entre outras, estão a Cattleya labiata.

Doenças
Evite o uso de produtos tóxicos. Dê preferência a fungicidas à base de cobre e de enxofre, à venda no mercado. Não obtendo resultado satisfatório, procure ajuda de profissional capacitado.

Estão em flor
Entre
outras: bela-emília, camaradinha, madressilva, paineira.

Semeie a partir de março as que florescem no inverno e na primavera
Agerato, amor-perfeito, cravina, crisântemo, ervilha-de-cheiro, esporinha, gailárdia,.goivo, margarida, nemésia, papoula, petúnia, sempre-viva, verbena, etc.

Fonte de pesquisa: Informativo Itograss

Janeiro

Trabalhos no jardim
Mantenha a terra de canteiros e vasos fofa e livre de ervas daninhas. Mantenha as sementeiras abrigadas das chuvas. Continue semeando as floríferas listadas em agosto. Reproduza por folha a Begônia rex por estaca e o brinco de -princesa. Não descuide da adubação dentro e fora de casa.

Gramados
Apare a grama regularmente, observando a altura recomendada para o tipo que você plantou.

Roseiras
Proteja plantas com enxertos do excesso de sol. Pulverize as plantas ao menor sinal de ataque de pragas e doenças, comuns em época de umidade e calor intensos.

Orquídeas
Desde setembro é possível fazer o replantio de vasos. Até o enraizamento da planta, regue o mínimo possível. Em flor, entre outras, a Cattleya forbesii.

Bulbos
Não é época de plantar; a maioria está em flor desde o fim da primavera e continuará até o começo do inverno.

Horta e pomar
A semeadura da berinjela, que começou na primavera, vai até o fim do verão. Semeie hortaliças de ano-todo, sempre ao abrigo das chuvas. Plante nêspera durante o período de chuvas. Colhe-se goiaba, figo, manga e pêssego.
Verão é tempo de: rosa, gladíolo, dália, hortênsias, alamanda, boca-de-leão, fúcsia, cássia-imperial, espirradeira, lírio-do-brejo, manacá-da-serra, entre outras.
Fonte: Informativo Verde